sábado, 17 de março de 2012

Teorias comportamentalistas / Behavoristas

O Behaviorismo foi um estudo científico, puramente objectivo, do comportamento humano, iniciado em 1913 por Watson. Neste movimento destacam-se fundamentalmente dois tipos de aprendizagem, o condicionamento clássico e o condicionamento operante.

Condicionamento Clássico

Os primeiros estudos experimentais em laboratório nesta área foram feitos por Pavlov, dedicados essencialmente á secreção de saliva nos cães. Nesta experiencia Pavlov observou que os cães salivavam não só com o sabor da comida como também com a visão da mesma, ou pela pessoa que a trazia, ou até mesmo com o som dos passos.
Assim, resolveu aprofundar mais este estudo investigando mais o conceito de reflexo. Para estudar esta aprendizagem o cientista acompanhava a carne com um toque de campainha (estimulo neutro) e verificou que o cão continuava a salivar.
Aqui o acto de salivar tem o nome de resposta condicionada, pois esta é inata, ou seja é um estímulo que a provocou (um estímulo não condicionado ou incondicionado). Apos isto Pavlov continuou a repetir várias vezes esta associação de estímulos, levando o cão a esperar que a carne aparecesse quando a campainha tocar. Passado algum tempo Pavlov constatou que o cão assim que ouvia a campainha salivava (ver video abaixo).

Condicionamento Operante

O outro tipo de aprendizagem é o condicionamento operante. Este processo de aprendizagem foi identificado e analisados por dois psicólogos, Edward Thorndike e Burrhus Frederic Skinner. Este tipo de comportamento é composto por um estímulo, seguido de um comportamento que dará um resultado.
Ocorre quando o organismo aprende a associar o comportamento com as consequências que resultam desse comportamento, tomando a resposta mais provável ou mais frequente. Se o comportamento tiver resultados positivos, tende a ser realizado com maior frequência, mas se eventualmente tiver resultados negativos este tende a ser repetido com menor frequência.
O método desta pesquisa consistia em colocar um animal, por exemplo um gato faminto numa caixa denominada “caixa-problema”, onde só poderia sair se executa-se a sua tarefa (puxar uma alavanca, um pedal…) quando saísse da caixa era recompensado com comida (ver video abaixo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário