sábado, 17 de março de 2012

Processos Emotivos

Os processos emotivos correspondem às vivências de prazer/desprazer e à interpretação das relações que temos com as pessoas, objectos, ideias… Mas o que são emoções? Serão estados, alterações no corpo humano?
A emoção é uma reacção complexa a estímulos externos (mais frequentemente) e também a estímulos internos, que se traduz em reacções fisiológicas comportamentais, cognitivas, afectivas, sentimentais e em expressões faciais. Em geral todas as emoções irão desencadear uma serie de alterações corporais ou fisiológicas, como por exemplo algumas que a seguir se apresentam.

Respiração ofegante
 
Palidex /Rubor facial
  
Reacções Pilomotoras(pele de galinha)

Tremores musculares
 
Existem algumas reacções que são facilmente observáveis como as da figura abaixo, mas existem outras que são muito mais difíceis de visualizar, esta apenas podem ser observadas por especialistas na matéria ou então através de um teste chamado poligrafo[3].Estas reacções que fazem desencadear uma serie de alterações fazem parte da componente fisiológica das reacções emotivas.



Imagens do teste do poligrafo


Na componente comportamental, temos as reacções que por meio de um estado emocional desencadeiam um conjunto de comportamento distintos, como por exemplo alegria, gritos, saltos, críticas, elevada gesticulação ou até mesmo agressão.
Na componente expressiva(facial), temos as reacções mais comunicativas de todas as componentes. Estas referem-se ás reacções físicas de um dado indiciduo e que são visiveis  atodos os outros, como por exemplo a expressão facial mas fechda, ou mais aberta, sorriso, choro, aumentos do tom da voz, etc. Estas reacções são as mais importantes a nível social pois demonstram claramente o estado de espirito do individuo.

Reacções expressivas em diferentes individuos


Temos também a componente cognitiva, que se refere ao conhecimento que desencadeia uma emoção. E por último a componente subjectiva (objectiva), que se relaciona com o individuo a nível emocional, ao seja ao estado efectivo a que só ele tem acesso, é o estado afectivo associado á emoção

As emoções têm 6 tipos de funções diferentes. A primeira função é proteger o património genético das espécies (valor adaptativo). Esta função garante a sobrevivência da espécie humana, permitindo comunicar estados necessários ao equilíbrio e bem-estar e social. A segunda função é contribuir para a aprendizagem, isto é ensinar às crianças a interiorizar valores e regras sociais, ajudando-as assim no processamento de informações e de relações. A terceira função é preparar acção, relacionando os estímulos do meio externo com as respostas comportamentais (quando vemos um cão a atacar a resposta emocional activa o sistema nervoso de emergência e fugimos. A quarta função é moldar o comportamento futuro (ex. quando experimentamos algo ensina-nos a evitar situações semelhantes no futuro). A quinta função é ajudar a regular a interacção social, e por ultimo a sexta é ajudar a tomar decisões, porque as decisões são determinantes nas tomadas de decisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário