sábado, 17 de março de 2012

A mente Humana

A mente humana
A questão o que é a mente? Já foi debatida por inúmeros filósofos durante vários séculos. Tem sido objecto de investigação permanente devido aos fenómenos mentais serem invisíveis. Esta questão é um verdadeiro enigma para muitos.
Existem entidades, como por exemplo religiões, que a caracterizam como “espirito”, ou até mesmo “alma”, ou seja relatam-na como algo que possui de alguma forma um caracter peculiar e que permuta mesmo após a nossa morte.

O cerebro humano
Muitos a consideram como sendo parte do nosso cérebro, mas na verdade elas são duas realidades distintas, a mente não é material como o cérebro, ela não pode ser submetida a uma cirurgia ou até ser simplesmente fotografada. Esta realidade complexa esconde-se por detrás das nossas vivências e actos, ela é como uma máquina fotográfica, que dispara sobre a nossa frente uma sucessão de pensamentos que levam a acontecimentos que por sua vez ligam o individuo ao mundo que o rodeia.

A mente humana consegue gravar tudo o que nós enviamos, ou até mesmo o que os outros nos enviam. Uma vez aceites por o nosso cérebro, estes vão executar estas acções independentes dos resultados que nos possam trazer.
Durante muito tempo a mente foi associada ao raciocínio, á produção de emoções, sentimentos…, ou seja á dimensão cognitiva. Esta concepção da mente foi mudando ao longo do tempo, até porque nem todos os processos mentais são obrigatoriamente conscientes, eles também podem ser não conscientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário